Sábado, 18 de Agosto de 2007
Best cities of the World 2007
Vamos lá criar aqui um pouquinho de interactividade, visto que este blog anda muito morto.
Como certamente sabem, a empresa "Mercer Consulting" publica todos os anos alguns índices e ranking sobre vários assuntos mas confesso que o meu favorito é o que mede a qualidade de vida dos paises ou cidades do Mundo. Esta tabela refere-se ao segundo.
O desafio simples é que comentem se a cidade onde vocês estão corresponde na realidade ao ranking publicado. Vá lá, não custa nada!
Não coloco a tabela aqui por falta de espaço, mas adianto que Lisboa está colocada no 47º lugar.
O artigo completo encontra-se em: (http://www.mercerhr.com/referencecontent.jhtml?idContent=1128060

sinto-me:
Eu estou em Londres. A baixa colocação no ranking não me surpreende. De facto Londres é uma excelente cidade para trabalhar mas não para viver. Como todas as grandes cidades, tem o melhor do primeiro mundo mas peca por ter também graves problemas sociais como por exemplo o racismo, a violência, a insegurança, os preços exorbitantes, a distância nas relações interpessoais...
De
Lsantos a 3 de Setembro de 2007 às 10:18
nós estamos em Dusseldorf e a alta colocação (5º lugar) não me admira :) não esquecendo que o report trata de "Quality of Living" e nao de "quality of life", embora em termos de qualidade de vida também de certo ficasse num lugar de topo. Quanto ao factores do index, é uma excelente cidade para trabalhar e para viver. Óptima rede de transportes públicos que torna dispensável o recurso ao automóvel e consequentemente a diminuição de poluição. Transporte para qualquer lado, mesmo trabalho, de bicileta, patins ou mesmo "trotinete" é comum. Respira-se segurança, havendo obviamente uma ou duas zonas mais complicadas. Tratamento de saúde não é problema (mas a obrigatoriedade de um seguro de saúde contribui em muito para o sistema funcionar) pois todas as clínicas estão devidamente equipadas e com equipamento que funciona. Cada criança tem direito ao seu lugar no Kindergaten, a educação até à universidade é gratuita e garantida. Encontrar um parque infantil com miúdos? é quase só virar a esquina. Animação? Danados para a brincadeira, todos os fins-de-semana há sempre alguma festa , barraquinhas, exposições, etc
O contra ? principalemnte o preço das casas cada vez mais alto ... em termo sociais, obviamente o distanciamento dos alemães, a obrigatoriedade da lingua mesmo em serviços de estrangeiros (embora em parte concorde, se é para integrar , é para integrar....) e a consequencia desta obrigatoriedade no tratamento de estrangeiros que não a falem em situações como comprar algo (mas não confundir com racismo!).
Overall, a melhor das cidades em que vivi ou visitei. Ideal para se continuar uma carreira e criar uma família.
Comentar post